Encontro Continental – Guatemala 7,8 e 9 de novembro, 2025
INTRODUÇÃO
Comunidades organizadas em resistência, articuladas em CODECA o Forum de teólogas e teólogos Políticas PUBLICA e a comunidade de teólogas Interculturales Ñawi, Convidamos teólogos, acadêmicos, porta-vozes de comunidades em resistência sócio-políticos, sábios e sábias de comunidades e povos indígenas, e atores comprometidos com a transformação sociopolítica, para participar de um espaço de diálogo e aprendizagem que explora as experiências de resistência dos movimentos sociais e eclesiais através das espiritualidades e esperanças comunitárias no Continente Abya Yala.
Este encontro visa refletir sobre as esperanças transcendentais das comunidades na resistência sócio-política, comunidades eclesiais e povos indígenas que promovem processos de profundas mudanças estruturais em e a partir de diferentes territórios do Continente com o objetivo de contribuir com teologias políticas para as lutas pela restauração/construção do Buen Vivir com uma perspectiva decolonial e plurinacional.
CHAMADA PARA TRABALHOS
São convidados artigos que abordem, de uma perspectiva teológica política, a desafios e oportunidades nas comunidades em resistência, como promotores do “Bom vivendo” nos seguintes eixos temáticos:
1. Ação eclesiástica na política pública: Estratégias para influenciar políticas sociais epúblico em defesa dos direitos humanos.
2. Educar para a resistência transformadora: Metodologias de educação popular para formação em teologia política.
3. Saúde e Restauração do Equilíbrio: Organização Comunitária para Acesso Equitativo à saúde e à justiça.
4. Ecologia integral de Abya Yala: Cuidando da Mãe Terra de uma perspectiva indígena e teológica.
5. Teologia política e migração: Refletir sobre os processos migratórios em Abya Yala e como estas expõem as políticas de fronteira, a exclusão e a discriminação dos e das migrantes.
6. Identidades nativas e afrodescendentes: refletindo a partir das perspectivas da teologia e espiritualidades teológicas nativas, indígenas, africanas ou negras, os desafios atuais da comunidades nativas e afrodescendentes em Abya Yala.
7. Mulheres e direitos: Tornar as lutas das mulheres visíveis em diferentes contextos sociais e políticos. Desde una perspectiva muherista decolonial.
REQUISITOS DA PROPOSTA
Formato: Resumo de no máximo 300 palavras. Breve biografia do(s) autor(es).
Critérios de avaliação: Membros: Grupo de pesquisa – Organização – Movimento eclesiástico ou social – Comunidades nativas.
● Relevância temática.
● Abordagem prática e participativa.
APOIO À PARTICIPAÇÃO
Os selecionados para apresentar seus trabalhos ou workshops receberão: acomodação, alimentos e transporte terrestre dentro do território da Guatemala.
Idiomas do Encontro
Para garantir a inclusão de vozes diversas, teremos tradução no seguinte línguas:
● Línguas nativas (a coordenar)
● Espanhol. Português. Inglês
PRAZO FINAL PARA ENVIO DE PROPOSTAS
As propostas devem ser enviadas de 15 de fevereiro a 30 de maio para o e- mail teologiaabyayala@publicatheology.org
Este encontro é um convite à construção coletiva de um pensamento teológico- político da perspectiva de Abya Yala, capaz de responder de forma inclusiva, justa e sustentável aos desafios contemporâneos.
Aguardamos sua participação!
Published by